segunda-feira, 3 de junho de 2013

Azamara Quest e o acidente no Tejo

Segundos após o embate vendo-se a vela amortecer o mesmo...


Um pequeno acidente marcou a estreia do Azamara Quest ontem em Lisboa, quando um veleiro por inacreditável que possa parecer embateu no navio de cruzeiros atracado no cais de Santa Apolónia, pelas 13:20h. O Wally (POR 242), que ao que tudo indica estava a participar numa regata de solitários no rio Tejo, aproximou-se demasiado do navio Azamara Quest no início da baixa-mar, e embateu com alguma violência na popa do Azamara Quest, tendo a vela que estava aberta servido como amortecedor do embate.

Quando o Wally começou a ser arrastado pela corrente para debaixo
da popa do Azamara Quest

Uma tentativa de salvamento tendo o outro veleiro sido arrastado
pela corrente e desistido do mesmo.

Entretanto o desfile fluvial perto dos navios maiores continua...

Após o embate o Wally (um Dehler 38 ST de 1986, de navegação oceânica, com 11,80 m de comprimento, 1,2 m de boca, casco de fibra de alumínio e mastro de alumínio) ficou preso na popa do Azamara Quest e como se tratava do início da baixa-mar e com uma altura pouco significativa para o valor máximo desta, a corrente acabou apenas por pregar um valente susto ao marinheiro de água doce que estava no veleiro. O afundamento não esteve em causa, porque a corrente era fraca, mas tal como as imagens mostram ainda houve alguma tensão quando o veleiro foi arrastado pelas águas para debaixo da popa do Azamara Quest. Em outras marés este acidente teria um desfecho mais triste...A tripulação do Azamara Quest respondeu imediatamnete à ocorrência, mas não teve de intervir na mesma, por não existir perigo. Os passageiros do navio de cruzeiros apenas tiveram alguns momentos diferentes no seu cruzeiro. 

Chegada da embarcação Cirro da polícia marítima

O Wally acabou sendo rebocado por um cabo pela embarcação da polícia marítima "Cirro", e retirado da posição em que se encontrava. Depois navegou pelos seus próprios meios (motor), para longe do local do acidente. Os estragos são maioritariamente visíveis no mastro principal quebrado e o que aparenta ser a fibra de bombordo um pouco danificada devido a ter ficado preso debaixo do Azamara Quest. O Azamara Quest não apresenta danos nenhuns. 

Passagem do cabo de reboque e passageiros do Azamara Quest no cais

Como é normal os curiosos juntaram-se no cais a observar o caricato acidente, provocado por este marinheiro de água doce. Alguns passageiros do Azamara Quest terão assim uma foto de férias pouco usual para mostrar. O acidente foi prontamente resolvido, em cerca de meia hora, pela autoridade portuária e intervenção da polícia marítima.

O mastro quebrado

Serve este acidente para avisar todos os marinheiros de água doce que navegam no Tejo para se manterem afastados dos navios de grande porte, pois são inúmeras as vezes em que estes se aproximam demasiado dos navios grandes colocando a sua segurança em risco e levando em algumas vezes a avisos sonoros por parte dos navios maiores e redução da velocidade dos mesmos, mas com uma teimosia por parte dos mais pequenos em manterem-se perto destes... Texto e imagens com direitos reservados; Ricardo Martins-Lisboa . http://mytakkes.blogspot.pt/

O Wally com semblante triste após o acidente...

Sem comentários: